domingo, 26 de janeiro de 2014

Retrospectiva

Antes tarde do que nunca, o primeiro post desse ano será uma retrospectiva e com a promessa de escrever mais sobre animação no Blog da TRAÇO ANIMADO. 

O ano de 2013 foi de muito trabalho e várias produções de animação. No finalzinho de 2012, logo depois da 3ª temporada do “Gui e Estopa”, dos estúdios da Mariana Caltabiano Criações - uma das melhores equipes que trabalhei e onde esbanjava-se parceria. Um projeto de animação tem de ser feito por um time e dá para sentir isso nos resultados finais.

De lá fui para a equipe do longa “O menino e o mundo”, do talentoso Alê Abreu. Saí da animação lápis-e-papel para o Adobe Photoshop. Foi interessante voltar ao projeto que participei quando ainda era chamado “Cuca no Jardim”. A direção de arte é maravilhosa! Há muita gente que critica o uso do Adobe Photoshop na animação. “O Menino e o mundo” prova que é uma grande besteira. É só um software, o que importa é o trabalho final. Eu, particularmente, gosto mais do Photoshop pela quantidade e diversidade dos pincéis.

Na Cinema Animadores, tive o primeiro contato com o Toon Boom Studio com a produção do curta “Miss Dólar”, que é a adaptação de um conto do Machado de Assis.
Lembro que no início achei o Toon boom um programa burocrático. Mas depois com o tempo, mudei de ideia. Os traços dos vetores são excelentes. O programa traz maior rapidez na produção do projeto porque economiza tempo. O animador faz o primeiro e o último desenho do frame. O restante do movimento, o computador intercala sozinho.



No ano passado, tive a oportunidade de conhecer alguns estúdios de animação na Espanha. O que mais me marcou foi a Filmax, em Santiago de Compostela, que foi um dos que produziram o longa-metragem “El Cid”. Esse longa merece uma atenção especial, pois é o final da animação tradicional e o início da era de animação digital. Conheci a produtora de “O Gigante”, curta-metragem que está concorrendo o Goya (Oscar espanhol). Em breve, devo falar sobre esses projetos aqui. Em Madrid, foi um prazer conhecer a Vodka Capital, que produz o “Jelly Jamm” e tem como um dos seus proprietários um dos criadores do “Pocoyo”. Aquele estúdio tem um “clima de animação” e me senti bem recebido lá.

Ainda na Europa, iniciei a produção da “Cinéfila”, um curta que mescla animação e filme vivo para o Festival do Minuto. Além de um outro projeto pessoal que, se tudo der certo, no final desse ano ainda comentarei aqui para vocês.

De volta ao Brasil, fui para os estúdios Akulamotion na produção da série de animação da “Turma da Mônica”. Outra vez, me senti num revival. Lembrei da época do “Cinegibi”... Só que dessa vez animamos os personagens em flash. Apesar do flash ser um programa feito para web, ele tem as ferramentas para fazer animação de qualidade. Mas, realmente, o Toon boom tem mais ferramentas para produzir uma série ou longa de animação. Tanto que muitos estão migrando para este programa.




Logo depois, fui para a 44 Toons onde participei do projeto “Osmar, a primeira fatia de pão”, exibida no Canal Gloob, que é feita no Toon Boom Harmony. Aqui o Harmony feito para trabalhar online, ou seja, na nuvem, diferente Toon Boom Studio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário