segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

As Bicicletas de Belleville na Gibiteca de Santos

 

Boas iniciativas sempre devem ser compartilhadas. O trabalho que o André Azenha faz em Santos, fomentando a cultura audiovisual, é incrível. A escolha dessa animação é uma ótima desculpa para descer a serra... Aliás, quem é de sampa conhece a Gibiteca de Santos? Vale a visita.

 
08/02: Cine Comunidade exibe As Bicicletas de Belleville na Gibiteca de Santos


O Cine Comunidade consiste na exibição de longas que abordam temas do cotidiano, seguidos por bate-papo com o jornalista e crítico de cinema André Azenha. E objetiva desenvolver um olhar mais crítico e aprofundado no público para produções audiovisuais. A entrada é franca. Em 2013, o projeto realizou quase vinte sessões entre agosto e dezembro, atingindo 11 espaços de Santos. Neste sábado, 8 de fevereiro, 17h30, o projeto volta à Gibiteca de Santos com a premiada animação francesa “As Bicicletas de Belleville”. O apoio é da Vídeo Paradiso.

Sobre o filme:

“As Bicicletas de Belleville” (2003) é um filme longa-metragem de animação franco-belga-canadense dirigido por Sylvain Chomet. Concorreu ao Oscar 2004 nas categorias Animação e Canção Original.

Champion (Michel Robin) é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano, chamada Belleville.

“De uma maneira graciosa, satírica e muito particular, o filme consegue ser irresistível. Vale a pena conhecê-lo”, escreveu o crítico santista Rubens Ewald Filho.

Duração: 80 minutos.

Classificação indicativa: Livre.  




O projeto:

Em 2013, o Cine Comunidade, idealizado pelo jornalista André Azenha e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos, com apoio da Vídeo Paradiso, se expandiu e passou a acontecer em mais bairros de Santos: desde agosto de 2013 já foram 18 sessões que passaram por 11 espaços de Santos: Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rádio Clube), Instituto Arte no Dique (Rádio Clube), Cine ZN, Associação Tia Egle (Dale Coutinho), Ação de Recuperação Social do Saboó, Centro Cultural do Morro do São Bento, Biblioteca Plínio Marcos de Caruara, Centro Comunitário do Castelo Branco (BNH, Aparecida), CAIS Milton Teixeira (Vila Mathias), Brinquedoteca Municipal na Ilha Diana e Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Mathias). Mais de 1000 pessoas passaram pelas sessões, que atingiram crianças, jovens, adultos e idosos.

Serviço:
 Cine Comunidade: Sessão do filme As Bicicletas de Belleville + bate-papo
Sábado, 8 de fevereiro, 17h30
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes
Entrada franca
Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Santos
Apoio: Vídeo Paradiso

Nenhum comentário:

Postar um comentário